O número de novos alunos que optam por fazer uma Licenciatura em Pedagogia a distância segue sendo muito expressivo. Inclusive, essa graduação já figura na primeira posição entre as que têm conquistado maior número de matrículas, ultrapassando Administração e Direito, que ficaram por muito tempo no topo. Curiosidades a parte, a pergunta que dá título a este texto é bastante frequente, uma vez que a maior parte dessas matrículas se dá para a primeira licenciatura. Mas antes de respondermos, convém explicarmos o motivo da alta procura por esse curso.
Na realidade são vários os aspectos, mas talvez o mais relevante deles seja o fato que, de acordo com pesquisas, mais de 90% dos profissionais formados estejam atualmente empregados. Ou seja, é inegável que se trata de uma área que disponibiliza grande quantidade de oportunidades. E essas oportunidades não se limitam apenas a atuação em instituições de ensino, embora realmente concentrem a maior parte, mas também há muitas vagas em empresas, hospitais, indústrias de brinquedos e materiais pedagógicos, entre outros.
O que é Licenciatura em Pedagogia?
Mas afinal de contas, Pedagogia é Licenciatura ou Bacharelado? Na realidade existem ambos os graus acadêmicos, porém, apenas a Licenciatura permite que os futuros profissionais também possam dar aulas. Por isso, na grande curricular do curso, sobre a qual falaremos a seguir, constam disciplinas específicas para esse propósito.
Então, caso seu objetivo profissional seja tornar-se especificamente um professor em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, ou ainda na gestão escolar, como orientador, coordenador, supervisor ou até mesmo diretor, a Licenciatura em Pedagogia EAD é a opção que deve ser escolhida.
O que se estuda no curso?
O curso tem duração mínima de 48 meses, ou quatro anos, que são divididos em oito semestres. E já que estamos falando de duração mínima, esse é mais um ponto que também gera dúvidas, isso porque, não faz muito tempo, algumas instituições de ensino superior davam aos alunos a possibilidade de conseguir a conclusão em apenas três anos. Porém, com a resolução CNE/CP 02/201, de 1º de junho de 2015, essa opção foi extinta.
Uma das grandes vantagens de termos um curso com duração mínima de quatro anos é que dessa maneira todos os alunos matriculados passam a ter acesso a uma grade curricular ainda maior, proporcionando assim mais conteúdos e, claro, conhecimento para que se formem profissionais amplamente capacitados e aptos a saírem da faculdade diretamente para o mercado de trabalho.
As disciplinas que compõem os oito semestre da faculdade de Pedagogia são as seguintes:
1º Semestre
· História da Educação
· Prática Textual em Língua Portuguesa
· Formação Docente para a Diversidade
· Filosofia da Educação
· Libras - Língua Brasileira de Sinais
· Sociologia da Educação
2º Semestre
· Psicologia da Educação
· Educação Ambiental e Cidadania
· Antropologia da Educação
· Didática
· Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
3º Semestre
· Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais
· Psicologia do Desenvolvimento
· Educação e Ludicidade
· Organização Didática da Educação Básica
· Currículo e Planejamento da Educação Básica
· Psicomotricidade no Contexto Escolar
4º Semestre
· Fundamentos da Ação Pedagógica
· Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos
· Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
· Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade
· Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação
5º Semestre
· Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil
· Transversalidade na Educação
· Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
· Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
6º Semestre
· Metodologia do Ensino de Arte
· Metodologia do Ensino de História e Geografia
· Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
· Avaliação da Aprendizagem
7º Semestre
· Educação de Jovens e Adultos
· Pedagogia em Espaços Não Escolares
· Gestão Educacional
· Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes
8º Semestre
· Orientação e Supervisão Educacional
· Métodos e Técnicas de Pesquisa
· Tópicos Especiais
· Empreendedorismo na Educação
É importante destacarmos ainda que, além de ser aprovado em cada uma dessas disciplinas, o aluno também deverá realizar Atividades Complementares, Atividades Formativas e Atividades Integradoras, o Estágio Supervisionado, e o Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC.
Segunda Licenciatura em Pedagogia
Agora que você já sabe tudo sobre Pedagogia, vamos finalmente responder a pergunta lá do título. Além da licenciatura propriamente dita, que também pode ser chamada de primeira licenciatura, existe ainda a segunda licenciatura em Pedagogia, muito buscada por aqueles que já são licenciados em uma área específica e têm interesse em aprimorar ainda mais seu currículo. Porém, nesse caso, uma vez que é possível fazer o aproveitamento da grade curricular vista na primeira licenciatura, a duração da segunda consequentemente é mais curta.
Entre os principais benefícios de fazer uma segunda licenciatura estão o complemento da formação, uma vez que, o profissional terá um currículo mais amplo e poderá buscar um plano de carreira ainda maior, tendo portanto mais destaque e aumentando as possibilidades no mercado de trabalho na instituição onde já atua.
Portanto, seja primeira ou segunda licenciatura, definitivamente vale muito a pena fazer um curso de Pedagogia EAD!