Muito se fala sobre consumir vitaminas em todas as refeições do dia a dia, mas nem todo mundo sabe qual é o papel delas na saúde. Este é o seu caso? Então, confira aqui qual a real importância das vitaminas na saúde!
O que são vitaminas?
As vitaminas são substâncias orgânicas encontradas em alimentos. Por isso, a principal forma de consumi-las é justamente por meio da alimentação, especialmente da ingestão de alimentos naturais como frutas, legumes, hortaliças, oleaginosas, entre outros.
Além do consumo via alimentos naturais, também há a alternativa de suplementação vitamínica. Neste caso, uma só cápsula possui diversas vitaminas, ajudando a repô-las em seu organismo.
Para que servem as vitaminas?
As vitaminas são nutrientes essenciais para a saúde do corpo humano. Elas favorecem o metabolismo, garantindo que todo o organismo consiga realizar atividades fundamentais, assegurando o seu pleno funcionamento.
Sem vitaminas, o organismo não consegue garantir a saúde da visão ou da pele, por exemplo. Além disso, o sistema imunológico se torna desequilibrado, aumentando o risco de contração de doenças.
Daí a importância das vitaminas: elas são nutrientes essenciais para ter uma boa qualidade de vida, com um organismo que funciona plenamente e é resistente a doenças.
Quais vitaminas consumir?
Toda vitamina é importante para o organismo, mas
algumas são consideradas essenciais e devem ser consumidas diariamente. A
seguir, apresentamos as principais:
Vitaminas antioxidantes
As vitaminas antioxidantes atuam na regeneração celular e combatem os radicais livres, que são formados naturalmente no organismo e podem provocar danos celulares.
Tais vitaminas reduzem o risco de contração de doenças, principalmente as cardiovasculares e as cerebrais, oferecendo um alto grau de proteção à saúde.
E quais são, exatamente, as vitaminas antioxidantes? As mais famosas são a vitamina A, a vitamina C e a vitamina E. Além da função antioxidante, elas também proporcionam benefícios extras.
A vitamina A, por exemplo, atua na saúde da visão, pele, sistema imunológico e oferece proteção contra doenças degenerativas. Está presente em altas concentrações em alimentos como leite e seus derivados, peixes, vegetais amarelos e frutas.
Já a vitamina C desempenha um papel fundamental na saúde da pele, dentes e ossos. Ela também protege o coração e diminui o risco de contrair doenças como o câncer. Pode ser encontrada em altas concentrações em frutas cítricas e folhas verde-escuras.
A vitamina E, por sua vez, combate o envelhecimento
celular e reduz o risco de desenvolver doenças como câncer, Parkinson e
Alzheimer. Entre os alimentos ricos em vitamina E, destaque para a gema de ovo,
oleaginosas e azeite de oliva.
Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B são solúveis em água, portanto, são vitaminas hidrossolúveis. Elas são obrigatórias para diversas funções do organismo, principalmente na manutenção do sistema cardiovascular e nervoso.
Entre as principais está a vitamina B1, que também é conhecida como tiamina. Ela contribui para o correto funcionamento do sistema nervoso e do sistema circulatório.
A falta de vitamina B1 pode levar a uma doença que se chama beribéri, que provoca formigamento e dormência em membros, além de problemas respiratórios e cardíacos.
Há, também, a vitamina B2 ou riboflavina, que está relacionada à formação de hemácias, regulação de enzimas da tireoide e produção hormonal.
Outra vitamina que atua na formação de hemácias é a B5, que também auxilia na desintoxicação do organismo. Na lista de vitaminas para o cabelo, unhas e peles, destaque para a vitamina B7, a famosa biotina.
As vitaminas B9 (ácido fólico) e B12 (cianocobalamina) também são muito importantes para a saúde. A B9 evita problemas durante a gestação, enquanto a B12 promove um equilíbrio hormonal e protege células nervosas.
Entre os alimentos ricos em vitaminas do complexo B estão carnes magras, legumes, ovo, leites e seus derivados, peixe e cereais integrais.
Como consumir vitaminas?
A ingestão é feita por meio de alimentos naturais. Sempre que possível, substitua industrializados pelos naturais, para conseguir consumir mais nutrientes essenciais à saúde do organismo.
Recomenda-se montar pratos coloridos, com alimentos como grãos integrais, legumes, carnes magras e hortaliças. Caso não consiga fazer refeições assim regularmente, considere realizar uma suplementação de vitaminas.
O suplemento vitamínico é em cápsulas, o que possibilita levar o produto a qualquer lugar e ingeri-lo com facilidade no dia a dia, principalmente quando não conseguir realizar refeições mais saudáveis.
No entanto, atente-se a um detalhe importante: antes de comprar vitaminas, consulte um nutricionista para fazer uma avaliação e identificar o que realmente está em falta em seu organismo.
Se suplementar a vitamina errada, existe a possibilidade de sobrecarregar seu organismo. Algumas vitaminas são naturalmente eliminadas pelo organismo quando em excesso, mas outras podem provocar sintomas e doenças específicas.
O excesso de vitamina B6, por exemplo, pode causar neurite (inflamação do nervo ótico). Já a de vitamina D aumenta o nível de cálcio no sangue e provoca náusea, fraqueza, desidratação e insuficiência renal aguda.