Cada vez mais preocupadas com o conceito e os benefícios de fazer parte do time de empresas sustentáveis, muitas companhias vêm abrindo suas mentes e buscando soluções que agradem a todos os lados. Sendo assim, a logística reversa é um fator interessante que está em voga nos dias atuais. Logística reversa define-se como uma ação que realiza o recolhimento e reaproveitamento de produtos e materiais que não têm mais ciclo produtivo – une esses objetos que não possuem mais uso para o mercado convencional e os devolvem ao seu local de origem para que tenham o destino correto em relação ao tratamento ou reciclagem.
Geralmente tendo ligação com os desempenhos sobre pós-venda e pós consumo de produtos, a logística reversa age em prol da gestão ambiental. Em algumas empresas, tal fato é muito nítido, pois elas notaram que os consumidores estão aumentando suas preocupações ambientais, desejando, assim, que as companhias também tenham atitudes que sejam favoráveis à sustentabilidade, atingindo menos ao meio ambiente. Dessa forma, a logística reversa é caracterizada como organismo essencial para o desenvolvimento econômico e social.
É simples entender qual o mecanismo de funcionamento dessa logística sustentável. Enquanto o papel da logística convencional é produzir, transportar e garantir que o produto chegue ao seu consumidor final, o da logística reversa é o de garantir que tudo o que foi usado e não tem mais vida útil – sejam as matérias primas ou os próprios produtos, que podem ter a finalidade de uso configurada para uma única vez – retornem ao local/fabricante de origem. Com essa atitude, cada uma das empresas saberá exatamente como agir para que os materiais tenham destino certo e não sejam prejudiciais ao meio ambiente de nenhuma forma. Além disso, os resíduos também podem ser reaproveitados em alguma futura produção, evitando o uso de mais matérias naturais: e é nesse ponto que entra a ação de responsabilidade e sustentabilidade.
Tendo a logística reversa como foco, as organizações públicas e privadas vêm preocupando-se e conscientizando-se de maneira progressiva em tomar atitudes que favoreçam ao meio ambiente, satisfaçam o desejo de seus consumidores de agir para a sustentabilidade e que respeitem as políticas ambientais.
12 de jun. de 2013
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